Requisitos de Hardware para boa utilização do sistema Ubuntu, Kubuntu, Edubuntu, Xubuntu, Lubuntu e outros sabores!

Requisitos de Hardware para boa utilização do sistema Ubuntu, Kubuntu, Edubuntu, Xubuntu, Lubuntu.

Requisitos de Hardware para boa utilização do Ubuntu, Kubuntu, Edubuntu, Xubuntu, Lubuntu e outros sabores!
Quem nunca teve a curiosidade de saber os requisitos básicos para que o Ubuntu, Kubuntu, Edubuntu, Xubuntu, Lubuntu e tantos outros sabores? Pois é, hoje vamos mostrar o que é necessário em matéria de hardware para que o Ubuntu funcione de forma básica. 

Chegamos então em algumas perguntas recorrentes que não querem calar: Qual a melhor versão do Ubuntu para o meu hardware? 32 ou 64bits?

Foi pensando em ajudar algumas dessas pessoas com essas dúvidas básicas que resolvi escrever este Guia/Tutorial.  Eu usei parte da documentação oficial do Ubuntu, que será listada ao final, informações de alguns Blogs e minha experiência pessoal desde 2004 usando Ubuntu e derivados. Desde máquinas consideradas tanto “top” de linha quanto máquinas jurássicas.



Este Guia/Tutorial vai abranger desde a versão 12.04 até a 16.04, 32 ou 64bits. Quando a versão 16.10 sair pretendo atualizar o tutorial. Qualquer erro é só falarem que eu corrijo. Dicas que melhorem o artigo também serão bem vindas. Esse artigo não é uma regra que deve ser seguida a risca. O Ubuntu é livre e o seu hardware mais ainda! :)

1) Requisitos mínimos  e médios para instalação das várias versões do Ubuntu

Obs.: Com os requisitos mínimos você será capaz de instalar a referente versão do Ubuntu mas não quer dizer que seu sistema terá um bom desempenho para uso diário.

1.1 Ubuntu

Processador: No mínimo um Intel Atom com um núcleo a 1.6Ghz ou equivalente ( estão nesta categoria os velhos AMD Athlon XP1600+ e Pentium III 1.2Ghz, por exemplo). Como requisito médio  um processador com dois núcleos ou mais com pelo menos 1.6Ghz com menos de 5 anos. De maneira geral, para um real bom desempenho multitarefa, processadores com menos de 4 anos de idade e pelo menos dois núcleos a 1.6Ghz. 



Memória: Se for realizar uma instalação com um Live-CD ou Live Pendrive, no mínimo 512MB , melhor ter 1GB de RAM. Se utilizar a instalação em modo texto do Alternate CD, no mínimo 256MB de RAM, mas depois para utilizar o sistema, serão necessários 512MB de RAM ou mais. Eu recomendo no mínimo 2GB de RAM para um bom desempenho multitarefa.

Parte gráfica: O Unity é o maior vilão no consumo de recursos do Ubuntu, para um bom desempenho, tenha uma placa de vídeo dedicada com no mínimo 128MB de RAM. Ela deverá ser capaz de uma resolução de 1024X600 e usar a versão do OpenGL. Se for vídeo da Intel no mínimo uma GMA 950. Se for ATI no mínimo uma Radeon 3450 com driver fglrx (proprietário). Se for Nvídia no mínimo uma Geforce 6600 com driver nouveau (livre). Para placas jurássicas, esqueça, o desempenho é sofrível ou simplesmente nem funciona.

Espaço em disco: Para uma instalação mínima 5GB. Para uma instalação com “conforto”, com espaço para seus programas e alguns documentos 15 – 20GB. Se o Ubuntu for o seu sistema principal ou único, o céu é o limite. Sorridente 



Mas Marcelo, quero partir para um particionamento mais detalhado, não sigo o particionamento assistido do instalador. 

Neste caso podemos fazer da seguinte maneira (lembre-se, isso aqui não é regra, é um guia para facilitar sua vida): 

Se o seu disco estiver formatado como GPT lembre-se da partição BIOS-boot / EFI. 

Bios-boot – 1MB (Bios configurada para modo legado, não EFI).

/boot/efi -  EFI – 100 ~ 250 MB geralmente em FAT32, para máquinas com BIOS de 2011 em diante.

Se o seu disco estiver formatado com a velha tabela de partição do DOS:

/boot  -  250MB ~ 350MB

swap  -  Em geral o mesmo tamanho da RAM. Pelo menos deixe 512MB mesmo em máquinas com   4GB de RAM ou mais.  Alguns programas ainda fazem uso da Swap mesmo com RAM sobrando. Em máquinas jurássicas com pouca RAM, faça a swap ser igual a 2X ou até 4X o tamanho da RAM (máquinas com 512MB a 1GB de RAM principalmente). Quanto mais tempo sua máquina ficar ligada direto ou você fizer uso de aplicações com banco de dados, maior será o uso de Swap.

/ - 5GB ~ 30GB

/home  -  O tamanho que achar necessário, afinal guarda os seus arquivos pessoais e configurações da sua sessão.

/usr  - 10GB

/var  - 2GB

/lib   - 5GB

/opt  - 500MB ~ 5GB  Dependendo do uso dos repositórios Universe.

/etc  -  250MB

/sbin  - 250MB

/bin  - 250MB

Os valores acima não são regras e assume que você  vai usar um disco moderno de grande capacidade se, eu disse se, tiver interesse em criar tantas partições. Em se tratando de espaço em disco, melhor pecar por excesso do que pela falta dele! É muito ruim ter erros devido a falta de espaço no seu sistema.



1.2 Kubuntu

A mesma coisa do Ubuntu, com uma exceção, a parte gráfica. O KDE não exige tanto da parte gráfica quanto o Unity e você pode desligar praticamente todos os efeitos do KDE deixando-o mais leve. Uma placa capaz de no mínimo 640X480 para um KDE sem efeitos. O ideal? Uma capaz de 1024X768 ou mais para rodar os efeitos do KDE com tranquilidade.




1.3 Xubuntu

Processador: No mínimo um Pentium 4 de 1.5GHz ou equivalente (como um Atlhon XP 1400). Processador médio, para bom desempenho multitarefa, um Atom 330 (dois núcleos a 1.6 Ghz + HT) ou equivalente.

Memória: No mínimo 512 MB de RAM. Você poderá instalar o Xubuntu em máquinas com até 256MB de RAM, usando o Alternate CD, mas o seu desempenho pós instalação será pífio. Eu recomendo 1GB de RAM para bom desempenho multitarefa.

Espaço em disco: No mínimo 2GB para o Alternate Install CD, e 4.5GB para o Live-CD.

Parte gráfica: No mínimo uma FX5200 com 128MB de RAM. Na média, qualquer placa de vídeo onboard desde uma Intel GMA 950 em diante. 

Particionamento: As mesmas dicas do Ubuntu.


1.4 Lubuntu


Processador: No mínimo um Pentium III ou equivalente. Eu recomendo no mínimo um Sempron 2400+ socket 462 ou equivalente. Qualquer processador superior a um Atom 330 será muito veloz no Lubuntu.

Memória: No mínimo 256MB de RAM. Eu recomendo pelo menos 512MB. Qualquer coisa superior a 1GB de RAM será mais do que suficiente para um ótimo desempenho multitarefa.

Espaço em disco: Mínimo de 2GB. 


1.5 Ubuntu Studio

Igual ao Ubuntu, com uma exceção, memória. O Ubuntu Studio precisa de no mínimo 768MB de RAM para ser instalado. Na sua documentação eles recomendam pelo menos 2GB de RAM pós instalação.


1.6 Edubuntu

   a) Instalado em seu PC para uso diário: Igual ao Ubuntu.

   b) Instalado em servidor para LTS: No mínimo um Core 2 Duo como processador, ideal seria um Core 2 Quad ou superior. Processadores com apenas um núcleo causarão muita lentidão. Pelo menos 512MB de memória só para o servidor e somar entre 256 a 768MB de RAM para cada cliente adicionado ao LTSP. Então para 20 clientes pelo menos 4GB de RAM, o ideal seriam 8GB de RAM. Espaço em disco: Mínimo de 20GB. É recomendado deixar a partição /home em um disco separado para melhor desempenho. Rede: Ele demanda muito da sua rede. É recomendado uma rede com conexão de 1 Gigabit do servidor para 15 clientes. E conexão de 100mbit dos Thin clients para os Switches. 



   c) Os Thin clients (ou terminais “burros”) devem ter no mínimo um processador com 1.5GHz e 256MB de RAM. Ao contrário do que possa parecer, as novas versões do LTS estão exigindo um bom hardware para desempenhar bem. Não tente usar máquinas jurássicas achando que terá bom desempenho. Processadores Geode e Via não são suportados!


2.  Escolher versão 32 ou 64bits?

Esta é outra pergunta que não quer calar. Mas afinal de contas, melhor ir de 32 ou 64bits? Qual a diferença?

Trocando em miúdos, 32 ou 64bits vão se referir ao quanto de memória será capaz de ser endereçada  pelo seu sistema. Se você tiver uma máquina com 2GB de RAM ou menos, não pense duas vezes, use um sistema 32bits mesmo que o seu processador seja 64bits.  Se o seu sistema tiver 4GB de RAM ou mais, use 64bits.Com um sistema entre mais de 2GB e até 4GB de RAM, onde estamos numa “zona cinza”, você pode decidir de acordo com o uso do seu sistema.

Vamos tentar entender o que acontece sem entrar muito em palavreados técnicos. Os sistemas 64bits conseguem endereçar uma quantidade maior de memória para que o processador faça uso dela. Com isso ele perde menos tempo tentando acessar dados no disco. Atividades como decodificação ou codificação de áudio, vídeo e execução de jogos são melhores aproveitadas em sistemas 64bits, desde de que você tenha bastante memória. Sistemas 64bits consomem mais memória que um 32bits. Isso varia muito, mas esse aumento pode ser de 20 a 50% a mais de memória do que um 32bits.

Sistemas 64bits são mais seguros, foram implementadas novas seguranças para as memórias no 64bits, as novas BIOS com UEFI + Windows 8 só funcionam em sistemas 64bits. Não sei se funcionam com o kernel PAE.

Contudo nem tudo são flores. Muitas aplicações funcionam melhor  em 32bits, pois foram escritas para 32bits. Como o Flash, por exemplo. Notem que mesmo usando um sistema 64bits, o flash instalado é 32bits  com uma “gambiarra” para funcionar num 64bits. Sistema 32bits geralmente são mais rápidos em máquinas antigas e com pouca RAM. Sistemas 64bits com pouca RAM são mais lentos que os de 32bits. Afinal ele consome mais memória e vai acabar usando mais Swap, deixando o seu sistema ainda mais lento.



O Kernel PAE foi uma maneira (para não dizer gambiarra) encontrada para fazer um sistema 32bits usar mais de 4GB de RAM. Mas isso tem o seu preço. Sistemas com kernel PAE são mais lentos que seus parentes “puros”. 

Por isso que dependendo do uso diário de sua máquina, e da quantidade de RAM disponível, melhor usar um sistema 32bits ao invés de um 64bits.  Se você é um usuário como eu, que gosta de ter várias abas abertas no navegador enquanto escuta música, está baixando Torrents e manipula seus documentos afins, vai notar que seu consumo de RAM vai ser alto. Se tiver pouca RAM e seu sistema for 64bits, vai ter um desempenho ruim. Melhor usar um 32bits.  Agora, seu sistema tem RAM de sobra (4GB em diante) ou você faz uso de muitas aplicações multimídia. Nem pense duas vezes, use 64bits.

3. Considerações Gerais

Você pode estar se perguntando: 
- Mas Marcelo, eu fui ler a documentação oficial do Ubuntu e lá mostra que os requisitos de hardware são menores do que os colocados aqui no seu Guia/Tutorial!
- Sim é verdade. 

Na maioria da documentação oficial de todas as versões do Ubuntu e família, os requisitos mínimos de hardware são menores do que os colocados aqui neste artigo. Por favor me entenda, eu indico algo que deve funcionar para uso diário e multitarefa. Vejam um exemplo simples e bastante ilustrativo da documentação oficial do Lubuntu. Eles afirmam terem conseguido instalar o Lubuntu num Pentium II com 64MB de RAM! Eu sei que é possível, mas quando eu vou poder usar um sistema direito com tão poucos recursos nos dias atuais?  Não dá!  Numa máquina como essa você teria uma última opção, usar a instalação da imagem mínima do Ubuntu. Uma imagem de apenas 12MB que vai instalar todo o seu sistema pela internet com um assistente em modo texto. Mesmo depois de instalado, muita coisa tem que ser feita. Não toquei neste assunto visto que esse método de instalação serve mais para entusiastas ou os que desejam realmente ressuscitar uma máquina  jurássica.

Se você quiser ver e ouvir bem um vídeo de alta resolução, sem travadas, e poder navegar na internet mesmo com um Firefox com várias abas abertas ou assistir vídeos do YouTube sem problemas enquanto faz outras coisas, etc, etc e tal; não use nada abaixo do que um Atom 330 com pelo menos 1GB de RAM e JFS como sistema de arquivos (caso o seu processador seja fraco assim). 

A diferença de consumo de recursos conforme a versão escolhida é muito grande! O Kubuntu 16.04 com 64bits, sobe consumindo 340MB logo de cara. Quando estou a todo vapor nas coisas que faço diariamente, este consumo de RAM passa dos 1.2GB. Isso só de RAM. O  meu Core i3 dual core com HT que toca este sistema normalmente está com mais de 30% de todos os núcleos sendo utilizados quando o consumo de RAM é alto assim.



Já um Lubuntu 32bits, versão 12.04, sobe consumindo “incríveis” 98MB de RAM! Além de utilizar  LXDE e OpenBox, muito, mas muito mais leve do que qualquer KDE , Gnome ou  Unity da vida! 

Ponha isso na cabeça, quer ter bom desempenho? Tenha um bom hardware. É possível ter bom desempenho com hardware limitado? As vezes, mas vai ter que penar um pouco para poder ter desempenho aceitável. Em alguns casos não vai dar mesmo. Principalmente com placas de vídeo mais antigas ou mais fracas que uma FX 5200. 

Em casos de máquinas Jurássicas ou muito limitadas, como a própria documentação do Ubuntu avisa, é melhor procurar outra distribuição voltada para máquinas com tão poucos recursos. Mesmo que seja um Lubuntu.

Espero ter ajudado mais que atrapalhado. Té+

Artigo originalmente compartilhado por Marcelo - Galactus e atualizado por illuminarch - Emanuel

Documentação utilizada para este Guia:

http://askubuntu.com/questions/7034/what-is-the-difference-between-32-bit-and-64-bit-and-which-should-i-choose
https://help.ubuntu.com/community/32bit_and_64bit
http://stackoverflow.com/questions/935443/64bit-vs-32bit-ubuntu-on-low-memory-systems-why-does-ubuntu-64bit-eat-my-ram
https://sites.google.com/site/easylinuxtipsproject/version
http://dullass.blogspot.com.br/2012/10/ubuntu-studio-1210-released.html
https://wiki.ubuntu.com/DemystifyingUnityGraphicsHardwareRequirements
https://help.ubuntu.com/community/DiskSpace
http://edubuntu.org/documentation/12.04/installation-guide
http://xubuntu.org/getxubuntu/
http://howtoubuntu.org/how-to-decide-if-you-should-use-32bit-or-64bit-ubuntu#.UgwIrqydbZs
http://www.howtogeek.com/165144/htg-explains-should-you-use-the-32-bit-or-64-bit-edition-of-ubuntu-linux/
https://help.ubuntu.com/community/Installation/SystemRequirements
http://en.wikipedia.org/wiki/Kubuntu
https://wiki.ubuntu.com/Lubuntu
http://en.wikipedia.org/wiki/Lubuntu
https://help.ubuntu.com/community/Lubuntu/Alternate_ISO
http://jeffhoogland.blogspot.com.br/2010/08/32-bit-vs-64-bit-linux-which-to-choose.html
https://wiki.ubuntu.com/UbuntuStudio/12.04release_notes
http://pt.wikipedia.org/wiki/Xubuntu
http://www.public-software.in/sites/default/new/Custom%20Edubuntu%2012.04%20%28Kalpavriksha%20Installation%29.pdf

COMENTÁRIOS

Nome

.net Foundation,1,1. TheNewBoston,1,2048,1,32 bits,1,3D,5,4.8.5,1,4MLinux,5,4MLinux 20.0,1,4MLinux 21.0,1,4MParted,1,4MParted 20.0,1,4MRecover,2,64 bits,1,Aaron Swartz,1,Acessibilidade,3,Acesso Remoto,1,Administração,1,Adobe,2,Adobeair,2,Aegisub,1,Agenda,1,AI,1,AIDE,1,AKER,1,Alien,1,Alpha,1,alphaOS,1,Alpine Linux,1,ALT Linux,1,Alternativos,3,Amazon,1,AMD,5,Anatel,1,Android,49,Android 6.0,1,Android 6.0.1,1,Android 7.1,1,Android 7.1 Nougat,1,Android Marshmallow,1,Android Studio,2,Andromeda OS,1,AngryIPScanner,1,Antergos,2,Antivírus,3,Antivirus Live CD,1,antiX,1,Apache,2,Apachetop,1,Aplicativos,2,Apostilas,5,App Grid,1,Apple,8,Applet,4,Apport,1,Apps Android,2,ApricityOS,2,APT,5,Apt-Fast,1,Aptik,1,Arch Linux,36,Arch Linux 2016.11.01,1,ArchBang,1,Archey,1,ArchStrike,1,Arduíno,1,ArduPilot,1,Artes Gráficas,1,Artigo,16,Artigos,147,Assembly Language,1,Asterisk,1,Atheros,1,Atom,4,Atraci,1,Audacity,1,Audio Recorder,1,Aulas Gráficas,1,Auto-apt,1,AutoCAD,3,Avidemux,1,Avisos,11,AWS,1,Azure,1,Backdoor,1,Backup,2,BakAndImgCD,1,BananaPi,1,Banco de dados,1,Banda Larga,1,Bash,1,Bateria,2,BDC,1,Bio-Linux,1,BIOS,4,Birdfont,1,Bitcoin,3,BitLocker,1,Bitorrent,2,BitSight,1,BitTorrent Sync,1,Black Arch Linux,3,Black Lab Linux,1,Black Lab Linux 8.0,1,blackPanther,1,Blackphone,1,Bleachbit,2,Blender,2,Blender Foundation,1,BloatWare,1,Bloqueio,1,Bluestar Linux,1,Bodhi linux,5,Bodhi Linux 4.0.0,1,Boot,3,Bootavel,1,Boston Globe,1,Botão Hibernar,1,Botnet,1,BQ Aquaris M10,1,Braille,1,Brasil,2,Bricks,1,BRL-CAD,1,Browser,1,Brute Force,1,BSD,9,BSD Games,1,BSDO,1,Btrfs,1,Budgie,3,budgie-remix,1,Bug,1,Build Linux,1,Buscador,2,BusenLabs,1,Businness Intelligence,1,C,1,C#,1,C++,1,Café com,2,Caixa Econômica,1,Caledonia,1,Calibre,1,Campus Party,2,Canaima,1,Canary,1,Canonical,36,Canonical.Ubuntu,9,Cartuchos,3,Celestia,1,Censura,1,CentOS,13,CentOS 6,1,CentOS 7,1,Central de Programas,1,Chakra,4,Chalet OS,1,Choqok,1,Chrome,1,Chrome 54,1,Chrome Beta,1,Chrome Canary,1,Chrome Dev,1,Chrome OS,2,Chromebooks,2,Chromecast,2,Chromecast Ultra,2,Chromium,1,CIA,2,Cinnamon,9,Cinnamon 3.2,5,Cinnamon 3.2.1,3,Cinnamon 3.2.2,1,Cisco,1,Cisco Packet Tracer,1,ClamAV,1,ClamTK,1,ClassicMenu Indicator,2,Clement Lefebvre,2,Cliente Blog,1,Cliente e-mail,3,Cliente FTP,1,Cliente Git,2,ClipGrab,1,Clonezilla,1,Cloud,3,CMS,2,COBOL,1,Código Aberto,2,Collabora,1,Comandos,7,Comandos Terminal,41,Como Corrigir erro,5,Compactação,4,Compiz,1,Complementos,1,Computador,4,Conhecimento,1,Consulta Publica,1,Conversores,4,Converter,3,Cookies,1,Coreia do Norte,1,CoreOS,1,Corrigir Erros,9,Corrupção,1,CPU,2,Crackers,2,Crackle,1,CreativeCopias,4,CriaDEB,1,Criptografia,4,CrunchBang,1,CSS,1,Cub Linux,1,Cuba,1,CUPS,3,Curlew,1,Curso em Vídeo,2,Cyanogen,2,CyanogenMod,2,CyanogenMod 14.1,1,Damn Vulnerable Linux,1,Darktable,1,DBeaver,1,DD,2,DDoS,6,Ddrescue-GUI,2,DeadBeef,1,DEB,6,Debian,136,Debian 8,1,Debian 9,5,Debian 9 Stretch,2,Debian Stretch,2,Debian Xbluebuntu,1,Deepin Software Center,1,Deficientes,1,DEFT Linux,1,Delaboratory,1,Dell,1,Derek Banas,1,Descompactação,3,Desempenho,2,Desenvolvimento,15,Desktop,3,Detox,1,Deus Ex,2,Dev,1,Device Driver Manager,1,DHCP,1,DIA,1,Dicas,503,Dilma,1,Directx,1,Dirty COW,2,Disco Rígido,2,Disney,2,Distribuições Linux,22,DJ,1,Django,1,dmicode,1,Dnf,1,DNS,3,Docker,3,DOS,1,Downloads,4,dpkg,1,DragonBoard 410c,1,Drivers,7,Drones,1,Dropbox,1,Dual Boot,1,Duzeru,1,Dyn,2,Easyimagesizer,1,eBook,3,Economia Bateria,1,Edge,1,Editor de áudio,1,Editor de código,3,Editor de Fontes,1,Editor de imagens,11,Editor de Legendas,1,Editor de Vídeo,3,Edubuntu,1,EducatuX,1,Edward Snowden,7,Efeitos,1,Elemental,1,ElementaryOS,23,Elive,1,ELRepo,1,Embarcados,1,Emby,1,Emmabuntüs,3,emmbx,1,Empacotamento,2,Emprego,5,Emuladores,2,End Of The Mine,1,Endian Firewall,1,Endless,4,Engenharia Reversa,1,Engenharia Social,1,Enlightenment,1,Enpass,1,Entangle,1,Epic Games,1,Epidemic,2,Erros,1,eSpeak,1,Espionagem,2,Estados Unidos,1,Etsy,1,EUA,8,Eventos,11,eXcript,1,ExTiX,1,ExTiX 16.5,1,Exton,1,Exton|Defender SRS,1,Exton|OS,1,Exton|OS Light Build 161021,1,Facebook,8,Facebook Messenger,2,FBI,2,Fedora,95,Fedora 23,1,Fedora 24,4,Fedora 25,8,Fedora 25 Beta,1,Fedora Game Spin,1,Fedora Spins,1,Feed,1,Feral Interactive,2,FFmpeg,2,FileZilla,3,Firefox,9,Firefox Developer Edition,1,FirefoxOS,1,Firewall,3,Firmware,1,Fish,1,FISL,5,Flash Player,1,Flatpak,1,FlightGear,1,Flowblade,1,Fluxbox,1,FocusWritter,1,Fontes Microsoft,1,Fora do ar,1,Forense,1,Fortress Legends,1,FOSS,3,Fotos,1,Foxit Reader,2,Fractgen,1,Franquia,1,FreeBSD,7,FreeBSD 11.0,1,FreeCAD,1,Freenas,2,Fritzing,1,Frontend,1,FrostWire,2,Frugalware,1,FSearch,1,FSF,7,FSlint,1,FTP,4,Fuchsia,2,Fujitso,1,Funcionamento,1,Gameplay,3,Games,39,Gazebo,1,GCC,1,GCC 5.3.0,2,Geary,1,Gentoo,3,Gerenciador de Download,2,Gespeaker,1,gFTP,2,Ghost Push,1,GhostBSD,1,Giada,1,Gimp,6,Git,2,Git 2.8.4,1,GitHub,3,Gmail,2,GNOME,13,GNOME 3.22,3,GNOME 3.22.1,1,GNOME 3.22.2,1,GNOME 3.23.1,1,GNOME 3.24,1,Gnome Shell Elegance Colors,1,GNU,5,GNU/Hurd,1,GNU/Linux,544,GNU/Linux-libre,4,Go,2,GoDaddy,1,Goobuntu,1,Google,28,Google Calendar Indicator,1,Google Chrome,8,Google Chrome 54,1,Google Chrome 55,1,Google Chromium,1,Google Home,1,Google Pixel,2,Google Pixel XL,2,Google Play,1,Gooligan,1,GParted,3,GPast,1,GPL,1,GPS,1,Gravadores,2,Greenbone,1,Groovy,1,GRUB,4,Grub Customizer,2,Grupo Telegram,1,GSCAN2PDF,2,GSoC,1,GTK,2,gtkdialog,1,Guias,5,GuixSD,1,Hackers,26,Hacking,4,Haguichi,1,Hamachi,3,HandyLinux,1,Hannah Montana,1,HardenedBSD,1,Hardware,3,Hardware Livre,2,Haters,1,Hawaii,1,HDD,1,HDRMerge,1,Heartbleed,1,Heindall,1,Hexy,1,Hibernar,1,Honeytraps,1,Hospedagem,1,hostname,1,Hotshots,1,HP,6,HPLIP,4,HTML,1,Humble Bundle,1,Hydra,1,IBM,4,ícones,1,ICReach,1,ICS SIEM,1,IDE,1,Ifconfig,2,IFTO,1,IFTTT,1,ImageGate,1,ImagePlay,1,Impressoras,10,Indicator Netspeed,1,Inicialização do sistema,1,Inkscape,3,Instalar,3,Integridade,1,Intel,5,Intel Connected,1,Intel Graphics Installer,1,Inteligência Artificial,1,Internet,2,Internet das coisas,3,Internet Explorer,1,Inxi,1,iOS,3,iOS 10,1,IP,1,IPFire,1,iPhone,2,Iptables,1,IPTraf,1,Ipv4,1,Ipv6,2,iRobot Create,1,ISO,2,ISO 8859-1,1,iXSystem,1,JASmine,1,Java,5,Java Oracle,2,JavaScript,1,Jerry Bezencon,1,Jitsi,2,JMicron JMC250,1,Jogos,11,John McAfee,1,John The Ripper,1,Jono Bacon,1,Joomla,5,JS-01,1,Juliette Taka Belin,1,JWM,1,Kaiana,2,Kakoune,1,Kali Linux,2,KaOS,3,KaOS 2016.11,2,Karma,1,Kate,1,KDE,21,KDE Connect,1,Kde neon,1,KDE Plasma,6,KDE Plasma 5.10,1,KDE Plasma 5.11,1,KDE Plasma 5.12,1,KDE Plasma 5.13,1,KDE Plasma 5.14,1,KDE Plasma 5.7,1,KDE Plasma 5.8,3,KDE Plasma 5.8 LTS,1,KDE Plasma 5.9,1,kdenlive,1,KeePassX,1,Kernel,106,Kernel Linux,45,Kernel Linux 4.8,2,kernel linux 4.8.5,1,kernel linux 4.8.6,2,kernel linux 4.8.8,1,Kernel Linux 4.8.9,1,Kernel Linux 4.9-rc6,1,kernel Linux 4.4,12,kernel Linux 4.4.19,1,kernel Linux 4.4.28.,1,kernel linux 4.4.29,2,kernel linux 4.4.30,2,Kernel Linux 4.4.31,1,Kernel Linux 4.4.32,2,Kernel Linux 4.4.34,3,Kernel Linux 4.4.35,1,Kernel Linux 4.7,1,kernel linux 4.8,4,Kernel Linux 4.8.10,2,Kernel Linux 4.8.11,1,kernel Linux 4.8.6,1,kernel Linux 4.8.7,2,Kernel Linux 4.8.8,2,kernel linux 4.9,4,Kernel Linux 4.9-rc4,1,Kernel Linux 4.9-rc5,1,Kernel Linux 4.9-rc7,1,Kernel Linux-Libre 4.4,1,KID3,1,Kodi,2,KolibriOS,1,Komodo Edit,1,Komodo Edit 10.1,1,Kotlin,1,Krita,1,Krop,1,Kryptowire,1,Ksplice,1,Kubuntu,3,Kubuntu 16.10,1,LAMP,1,Lançamento.,1,Launchpad,1,Leap Day,1,Leitor eBook,1,LeJOS,1,Lenovo,3,Lentes Amazon,1,Let's Encrypt,1,LGBT,3,Liberdade,1,Libre,1,Libreboot,3,LibreCAD,3,LibreOffice,22,LibreOffice 5.1,1,LibreOffice 5.2,1,LibreOffice 5.2.3,1,LibreOffice 5.3,4,LibreOffice 5.3.0,1,LibreOffice 5.3.0 Beta,1,LibreOffice Calc,1,LibreOffice Kit Plus,1,Liferea,1,Lightbeam,1,LightDM,1,Lightworks,3,Lili USB,1,LinConnect,1,Linguagem C,1,LinkedIn,2,Linphone,1,Linus Torvalds,9,Linux,168,Linux AIO,1,Linux Foundation,6,Linux Journey,1,Linux Kernel,34,Linux Kernel 4.4.31,1,Linux Kernel 4.4.32,2,Linux Kernel 4.4.33,1,Linux Kernel 4.8,1,linux kernel 4.8.7,1,Linux Kernel 4.8.8,2,Linux Kernel 4.8.9,1,Linux Lite,2,Linux Lite 3.2,1,Linux Mint,133,Linux Mint 18.1,4,Linux-Libre,1,LinuxConsole,1,linuxcounter,1,Live CD,1,Livre Labs,2,Livros,1,LM18,1,Loiane Groner,1,Loja,2,Lollypop,1,Looke,1,LPI,5,LUA,2,Lubuntu,5,Lubuntu 16.10,1,Lucidor,1,Lumina,1,LVM,2,LXLE,1,LXQT,1,Mac,3,Mac Address,1,Mac OS X,2,MacBook,1,MacBook Pro,1,Macbuntu Transformation Pack,1,MacOS X,13,MacOs-Linux,1,MacUbuntu,2,Mad Max,2,MADRUGUEDS,1,Madruguedsbr,9,Mageia,20,Magic Device Tool,1,magic-device-tool,2,Mala Direta,1,Malware,8,Manjaro,14,Manjaro 16.10,2,Manjaro 16.10 Fringilla,2,Manjaro 16.10.2,1,Manjaro Fringilla,2,Manjaro Linux Gaming 16.06,1,Mantra-OS,1,Manuais,2,Marius Quabeck,1,Maru OS,3,MaruOS,2,Mate,1,Maui Linux,2,McAfee,1,MDM,1,Meadow,1,Meizu PRO 5 Ubuntu Edition,1,Memristor,1,Mensageiro,2,Mercado,1,Messenger,1,Microsoft,26,Microsoft Azure,1,Microsoft Silverlight,2,Microsoft Solitaire Collection,1,Microsoft Surface Studio,2,Midori,1,Migração Windows para Linux,1,Min Browser,1,MiniTube,1,Minix,2,Mirai,1,Mixxx,1,MKV,2,MKVToolnix,1,Moksha,1,Moksha 0.2.1,1,Monitoramento de rede,1,Moon Buggy,1,MORSE,1,Mouse,1,Mozilla,9,MRTG,1,MSLinux,1,Multiload Indicator,1,Mycroft,3,Mysql,3,Mythbuntu,1,Mythbuntu Linux,1,MythTV,4,NAS,1,NASA,1,Navegadores,11,NeocoreGames,1,Neptune,2,Nessus,1,Netbook,1,NetBSD,1,NetBSD Project,1,Netflix,1,Netflix Desktop,1,Nethack,1,NetKit,1,NetMovies,1,Netrunner,1,Netrunner Desktop,1,Netrunner Desktop 16.09,1,Netrunner Desktop 16.09 Avalon,1,Network Manager,1,NetworkMiner,2,Neverball,1,New York Times,1,Ninvaders,1,Nmap,5,NodeJS,2,Nomacs,1,Nootka,1,nOS,1,Notebook,4,Notepad,1,Notepadqq,1,Notícias,552,NotifyOSD,1,Novidades,1,NSA,14,NST,1,Nudoku,1,Num Lock,1,Nvidia,7,Nylas N1,1,Objective-C,1,Ochdownloader,1,ODF,1,Office,1,OGMRip,1,Oldflix,1,Omega2,1,OmniROM,1,OneOps,1,OnlyOffice,1,Open Broadcaster,1,Open Source,24,Open Source Robotics Foundation,1,Open365,2,Openbox,1,OpenBSD,2,OpenDesk,1,openMandriva,11,OpenOffice,1,OpenPilot,1,OpenPrinting,1,OpenSCAD,1,OpenShot,1,OpenSSH,1,openSUSE,81,openSUSE 42.2,3,openSUSE Factory,1,openSUSE Leap,4,openSUSE Leap 42.2,4,openSUSE Tumbleweed,2,OpenSwitch,1,OpenTTD,1,OpenVas,1,Opera,4,Opera 40,1,Opera 41,1,Opera Browser,5,Opinião,19,Oracle,2,Oranchelo,1,Organizadores,1,Orocos,1,OsoLinux,1,Otimizações,2,Outfolded,1,OWASP,1,owncloud,2,pacman,3,Pacotes,4,Paintown,1,Pale Moon,2,pandoc,1,Papel de parede,2,Paperhouses,1,Parabola,1,Paramount Pictures,1,Parrot Security 3.2,1,Parrot Security OS,3,Parsix,1,Parted Magic,1,Parted Magic 2016_10_18,1,PC-BSD,1,PCLinuxOS,1,PDC,1,PDF,10,PearOS,1,PeaZip,2,Pen Drive,2,Pendrive,3,Pentest,3,Pentoo,2,PeppermintOS,1,Perl,1,Personalização,1,Perspectiva,1,Pesquisa,1,pfSense,2,Phoenix Os,2,Photoqt,1,PHP,2,Picapy,1,Picasa,1,PicasaWeb,1,Pidora,1,Pipe,1,Pipelight,3,Pirataria,2,Pitivi,1,Plank,1,Plasma,1,Play Linux,1,Play Store,1,Player,4,PlayOnLinux,2,PlayStation,2,Plugins,1,Point Linux,1,Poison Tap,1,Pokémon GO,1,Poker,1,PokerTH,1,Porteus Kiosk,1,Poseidon Linux,1,PotiCon,1,PotiLivre,1,PowerPC,1,PowerPoint,1,PowerShell,3,PPA,40,PPSSPP,1,Pré-FISL,1,Prelink,1,Preload,2,Prioridades,1,Privacidade,5,Processadores,3,Processos,1,Produtividade,3,Profile Sync,1,Profissional de informática,1,Proftpd,2,Programação,23,Programação Funcional,1,ProgrammingKnowledge,1,Project CARS,1,ProjectLibre,1,Projeto Fedora,3,Projetos,2,Prozilla,1,Puzzle,1,Python,12,Python 3,1,Q4OS,2,QCAD,2,QEMU,2,QGifer,1,QGIS.,1,Qt,3,Quelitu,1,quoted,1,QupZilla,2,R.,1,RacnherOS,1,RadarCat,1,Ragentek Group,1,RAID,1,RAM,2,Ransomware,4,Raspberry Pi 2,1,Raspberry Pi 3,1,RaspberryPi,9,RaspberryPi Zero,2,RaspberryPi2,4,RaspberryPi3,3,Raspbian,1,RaspEX,1,RaspEX 161019,1,RaspEX Build 161019,1,RawTherapee,1,RazorSQL,2,ReactOS,3,ReactOS 0.4.3,2,Rebellin,1,Recife,1,Recuperação de dados,4,Red Hat,10,Red Hat Enterprise Linux,3,Red Hat Enterprise Linux 7.3,1,Redes,2,Reflector,1,Relatórios,1,Release Candidate,5,Release Candidate 2,1,Relógio,1,Remasters,1,Remix OS,3,RemoteBox,2,repositórios,1,Requisitos,1,Rescatux,1,Reset,1,Restauração do sistema,1,Review,17,Rexloader,1,RHEL,2,Rhythmbox,1,Richard Stallman,3,Rigs of Rogs,1,Ripadores,1,ROADSEC,1,Robô,5,Robot Finds Kitten,1,Robótica,1,Rock,1,Rocket League,1,Rolling Release,1,Rolling Sky,1,ROM,1,ROOT,2,ROS,1,Rosa,1,Rosa Linux,3,RPM,8,RSS,1,Ruby,1,Rule41,1,Rússia,1,Rust,1,Sabayon,2,Sabayon 16.11,1,Safe RM,1,SafeEyes,1,Sailfish OS,2,SalentOS,1,Salix,4,Salix Xfce 14.2,1,Salix Xfce 14.2 GNU/Linux,1,Salix Xfce 14.2 Live Edition RC1,1,Samba,5,Samsung,3,Samsung Modelo M2070W,1,Samy Kamkar,1,Sarg,2,ScreenSaver,1,Script,2,SDK,1,Segurança,70,SELKS,1,SempreUPdate,11,Senhas,3,Sensor,1,Serena,1,Servidores,2,Shanghai Adups Technology,1,Shell,4,ShellScript,4,Shellshock,1,Shopify,1,Shotcut,1,SimpleScreenRecorder,3,SimplicityLinux,1,Simuladores,4,SIS,1,Sistema Operacional,29,Sistemas Embarcados,1,Sitecake,1,Six!,1,Skype,5,Skype 1.13,1,Slackware,5,Slackware 14.2,2,Slayaway Camp,1,slocate,1,SlowmoVideo,1,Smart TV,1,Smartphone,8,Smilla Enlarger,1,Snappy,1,SniffJoke,1,Software,2,Software Livre,23,Software Proprietário,3,Solus,3,Solus Mate,1,SolveSpace,1,Sonar,1,Sony,2,Sparki,1,Sparky Linux,1,SparkyLinux,1,SparkyLinux GameOver,1,Spotify,1,SQL Server,1,Squid,3,Stanford,1,Star Wars,1,STD,1,Steam,8,Steam Link,1,SteamOS,5,SteamOS 2.0,1,Stellarium,1,Stellarium 0.15,1,Stellarium 0.15.0,1,Stoq,1,Streaming,1,StreamStudio,1,Stretch,1,String,1,sudo,2,Suíte de Escritório,1,Superaquecimento,1,Superb Mini Server,1,SuperTux,1,SuperTuxKart,1,Surface Book,1,Surface Studio,2,Surface Studio i7,1,SUSE,1,SUSE Studio,1,Sweet Home 3D,1,Swift,2,SymphonyOS,1,Synaptic,1,Syntax error,1,Systemback,1,SystemD,1,T50,1,TAE,1,Tails,6,Tails 2.7,1,Tails 3.0,1,Tails 3.0~alpha1,1,TCC,2,TDF,1,TeamViewer,2,Telegram,6,Temas,7,Terminal,6,Testes de penetração,2,The Document Foundation,1,The Linux Foundation,2,Thermald,1,Thunderbird,1,TimeKpr,1,Timeline,1,TimeShift,1,Tiny Core,1,TinyCore,1,Tixati,1,Tizen,1,TLP,1,TODO,1,TOMAHAWK,1,Toners,2,TOR,2,Tor Browser,10,Tor Onion,1,Torrent,5,Touchpad Indicator,1,TPP,1,Travamentos,1,Treehouse,1,Trojan,3,Troubleshooting,1,TrueOS,1,Tumbleweed,1,Turnkey Linux,1,Turtlebot,1,Tutoriais,114,TuxMath,1,TV,3,TV-Maxe,2,Twitter,2,UberStudent,1,Ubuntu,329,Ubuntu 12.04,2,Ubuntu 14.04,2,Ubuntu 16.04,21,Ubuntu 16.04.1,1,Ubuntu 16.10,18,Ubuntu 17.04,2,Ubuntu After Install,2,Ubuntu Budgie,1,Ubuntu Budgie Remix,2,Ubuntu Budgie Remix 16.10,1,Ubuntu Christian Edition,1,Ubuntu Core,1,Ubuntu DesktopPack,1,Ubuntu Dual Boot Touch,1,Ubuntu Edge,1,Ubuntu GamePack,1,Ubuntu Gnome,5,Ubuntu GNOME 16.10,1,Ubuntu Kylin,1,Ubuntu Mate,2,Ubuntu Mate 16.04,1,Ubuntu MATE 16.10,2,Ubuntu Satanic Edition,1,Ubuntu Server,2,Ubuntu Snap,9,Ubuntu Snappy Core,1,Ubuntu Snappy Core 16,1,Ubuntu Touch,7,Ubuntu TV,1,ubuntu-xboxdrv,1,UbuntuBSD,2,Udisks Indicator,1,Unity,11,Unity 8,2,Univention Corporate Server,1,Universidade,1,Unix,4,Unsettings,1,Upgrade,4,USB KILL,1,UTF8,1,uTorrent,6,V-REP,1,Valve,1,Variety,1,VBA-M,1,VeltOS,1,Vendetta,1,Verizon,3,Viber,2,Vídeos,68,Videos On Demand,1,Vigilância,1,Vim,2,Vim 8.0,1,Vindows,1,Vindows Locker,1,Vine Linux,1,Virtual Box Guest Addons,1,VirtualBox,4,Vírus,1,Visual Basic .NET,1,VivaoLinux,1,VLC,2,VLC 360,1,VMware,4,VMware Player,2,Volatility Framework,1,Voyager GNU/Linux,1,VPN,2,VSIDO,1,VueScan,1,Vulkan,1,Vuze,1,w3af,1,Wallch,1,Walmart,1,wattOS,2,Web,1,WebCam Studio,1,Webconverger,1,Webmin,1,WebODF,1,Western Digital,1,Wget,2,Whatsapp,1,WHDD,1,Whisker Menu,1,White Noise 2,1,Wi-Fi,3,Wifi,6,Wifislax,1,Wikihouse,1,Wikileaks,3,Windows,34,Windows 10,2,Windows 2000,1,Windows 2003,1,Windows NT,1,Windows NT4,1,Windows Phone,1,Windows XP,1,Windows-TuneUp,1,Wine,8,Wine 1.9.23,1,Wine Staging,1,Wireshark,2,Worms,1,Xbox,2,XDM,1,Xenial Xerus,1,Xfce,9,Xfdashboard,1,XiX,1,XnConvert,3,XOR DDoS,1,xpad,1,Xplanetfx,1,XScreenSaver,1,Xtreme Download Manager,1,Xubuntu,14,Xubuntu 16.10,1,Y PPA Manager,3,Yahoo,4,Yahoo Mail,4,Yakkety Yak,4,Yandex Browser,1,yaourt,1,Yout,1,YouTube,3,Zabbix,1,Zbackup,1,Zbigniew Konojacki,1,Zenwalk,1,Zesty Zapus,2,ZevenOS,1,ZFS,1,Zorin Desktop 2.0,1,Zorin OS,1,Zorin OS 12,1,Zotero,1,Zram,1,
ltr
item
SempreUPdate: Requisitos de Hardware para boa utilização do sistema Ubuntu, Kubuntu, Edubuntu, Xubuntu, Lubuntu e outros sabores!
Requisitos de Hardware para boa utilização do sistema Ubuntu, Kubuntu, Edubuntu, Xubuntu, Lubuntu e outros sabores!
Requisitos de Hardware para boa utilização do sistema Ubuntu, Kubuntu, Edubuntu, Xubuntu, Lubuntu.
https://1.bp.blogspot.com/-Xp0g_fPFNDE/V_PEN4FFseI/AAAAAAAAMso/YbHJZnUrWhMrAh9v513YvjlyjBhRSMxjwCLcB/s1600/requisitos-do-sistema-hardware-ubuntu-lubuntu-kubuntu-xubuntu.png
https://1.bp.blogspot.com/-Xp0g_fPFNDE/V_PEN4FFseI/AAAAAAAAMso/YbHJZnUrWhMrAh9v513YvjlyjBhRSMxjwCLcB/s72-c/requisitos-do-sistema-hardware-ubuntu-lubuntu-kubuntu-xubuntu.png
SempreUPdate
http://www.sempreupdate.com.br/2016/10/requisitos-hardware-sistema-ubuntu-lubuntu-xubuntu.html
http://www.sempreupdate.com.br/
http://www.sempreupdate.com.br/
http://www.sempreupdate.com.br/2016/10/requisitos-hardware-sistema-ubuntu-lubuntu-xubuntu.html
true
4871636227574760232
UTF-8
Carregar todas as postagens Não encontrado nenhum post VER TUDO Leia Mais Responder Cancelar Resposta Apagar Por Home PÁGINAS POSTAGENS Ver tudo RECOMENDADOS PARA VOCÊ MARCADOR ARQUIVO BUSCAR TODOS AS POSTAGENS Não encontramos nada com a palavra digitada Voltar para Home Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 meses atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Clique aqui para copiar o código Clique aqui para copiar o código Código copiado para área de transferência Não é possível copiar os códigos/textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C no Mac) para copiar