Aula 2 – LP1 – Prova 101 – Português Brasil – Conhecendo o Linux

Aula 2 – LP1 – Prova 101 – Português Brasil – Conhecendo o Linux

Aula 2 – LP1 – Prova 101 – Português Brasil – Conhecendo o Linux

Vamos conhecer o Linux mais a fundo?

Certamente todas as pessoas que estão vendo esta aula, já estão familiarizados com o termo Linux, mas lembre-se que o nome correto para chamar qualquer distribuição é GNU/Linux, e quando falarmos Linux estamos nos referindo ao Kernel apenas.

Hoje em dia quando a gente fala em Linux, todo mundo pensa logo em tela preta e coisas de hackers/crakers, infelizmente ainda hoje com tantos desktops rodando o GNU/Linux ainda existe essa imagem maluca, criada por pessoas sem escrúpulos para pessoas mau informadas. E por isso que estamos criando essas aulas com linguagem de fácil compreensão, para que todos possam compreender e aprender.

Quando falamos no quesito de multi-usuário sabemos que o Windows desde de seu primeiro lançamento não foi criado para ser um sistema multi-usuário. Já o GNU/Linux desde do começo foi projetado para esta finalidade. Desta forma, o Linux incorpora desde de sempre várias formas para garantir a segurança de seus usuários. Para acessar o sistema é preciso de login e senha que são validados mediante dados cadastrados no sistema pelo usuário seja ele administrador ou usuário comum.

Tudo isso foi pensado para que um usuário não acesse dados que não são de sua alçada e assim surgiram o usuários e grupos que vamos aprender a gerenciar mais a frente.

Porém, antes da gente se aprofundar ainda mais em nossas aulas, vamos entender um pouco sobre sistemas de arquivos e estrutura de diretórios. Certamente você tem um jeito particular de organizar as suas coisas, o Linux também, ele organizada em diretórios que são verdadeiros comportamentos cheios de gavetas. E nessa organização, entram os nossos aplicativos, que seguem o mesmo padrão.

Entendendo o sistema de arquivos do Linux

Anteriormente na aula 1, vimos as preparações e cuidados que temos que ter antes de instalar o Linux, como por exemplo as partições que vamos criar e o tamanho para cada uma delas. Se você veio do Windows certamente esta familiarizado com o NTFS ou FAT32, e se tiver pendrive deve ter visto que ele é formatado em FAT ou FAT16 (são a mesma coisa).

Vamos ver o quadro abaixo e entender os mais variados sistemas de arquivos do Linux:

Sistema de arquivos

Descrição

EXT2
Um grande problema do EXT2 é a sua baixa tolerância a falhas em caso de quedas de energia ou desligamento inadequado, sendo talvez até mais frágil do que a FAT32 do Windows. Um desligamento inadequado num sistema EXT2 força o uso do fsck para verificar a integridade do sistema. Algo mais ou menos semelhante ao que acontece com o Scandisk do Windows. Esta checagem pode demorar vários minutos, dependendo do tamanho do disco rígido, e conforme for o caso, pode haver até perda de dados, se o arquivo estiver sendo gravado na hora do desligamento pode haver perda de um diretório inteiro. Estes problemas foram contornados com a criação dos sistemas de arquivos com Journaling
EXT3
Se o ReiserFS é um sistema de arquivos com recursos novos, o EXT3 é o sucessor natural do EXT2, fazendo com que este seja o sistema de arquivos para Linux mais utilizado atualmente. Ele tem as características do EXT2 com a grande vantagem de ainda ter o suporte para tecnologia Journaling e ainda por cima ser mais rápido que o seu antecessor.
EXT4
 As novas funcionalidades propostas são: alocação tardia (delayed allocation); marcas temporais com maior resolução (nanossegundos); verificação de integridade do journal (journal checksums); suporte para tamanhos maiores de volumes e arquivos. Mais extensões são introduzidas, compatibilidade com versões anteriores, pré alocação, mais rápido sistema de arquivo de verificação, alocador multibloco, melhor timestamps. Deixa de existir um limite de sub-diretórios no ext4.
Reiserfs
Uma das grandes vantagens do ReiserFS além do recurso de Journaling, é seu desempenho, principalmente se forem manipulados arquivos pequenos. Isto se deve graças a seu recurso de blocos dinâmicos, ou seja, o ReiserFS não se prende a blocos de tamanho fixo. Ele ajusta o tamanho do bloco conforme o tipo de arquivo. Isso resulta num ganho de desempenho e espaço em disco considerável.
Além destes fatores, o ReiserFS tem uma vantagem de desempenho em relação ao EXT3 devido ao modo como ele armazena os registros no “Journal”. Ele armazena somente as informações sobre a área de metadata ( estrutura de controle de um arquivo, ou seja, onde é especificado seu tamanho, permissões, data de criação, modificação, etc..) fazendo com que o disco rode mais rápido pois menos dados são verificados para armazenar em LOG.
Proc
Sistema de arquivo virtual, sendo um espelho dos dados em processamento, da memória do equipamento
Xfs
Sistema de arquivo que conta com Journaling desenvolvido pela Silicon e com melhor suporte a diretórios com grandes quantidades de arquivos. Possui ótimo desempenho.
Nfs
Sistema de arquivos remoto, compartilhamento de rede, sendo acesso através de mapeamento do servidor da máquina local
Vfat
Sistem de arquivos utilizado para acesso a mídias.
NTFS
Sistema de arquivos padrão no WNT,W2K,W10 e superiores.
Btrfs
Alguns dos principais objetivos deste novo sistema de arquivos é torná-lo 100% eficaz em tolerância de falhas e erros, inibindo perda de dados por problemas que podem vir acontecer, assim, como fazer um gerenciamento dos volumes criados com Btrfs, permitindo aumentar e diminuir seu tamanho com o sistema de arquivo montado, e ainda fazer com que o mesmo seja o mais veloz e tenha um poder de armazenamento muito grande.

Vamos conhecer a estrutura de diretórios?

Como você já deve ter se deparado quando migrou para o Linux,a forma como os diretórios são organizados nada tem haver com o Windows por exemplo, e nem se compara com nenhum outro sistema operacional até o momento, essa forma de organização vem sido mantida desde dos anos 60.

O maior objetivo dessa estrutura é agrupar os recursos que possuem as mesma finalidades, evitando com que os arquivos fiquem perdidos em outros subdiretórios, ou seja, o guarda roupa e suas gavetas.

Vamos ver como esta o diretório hoje? Lembre-se que atualmente algumas distribuições estão alterando o diretório padrão, mas 95% das distribuições ainda os mantém.
/
|--bin
|--boot
|--dev
|--etc
|--home
|--initrd
|--lib
|--mnt
|--opt
|--proc
|--root
|--sbin
|--sys
|--tmp
|--usr
|--var

Espero que tenham gostado da árvore :)

Agora que já vimos árvore, vamos entender como funciona cada diretório, ou seja, agora que vimos o nosso guarda roupas, vamos ver para que serve cada gaveta.

/ = É o nosso diretório raiz que é a parte inicial da estrutura a porta do nosso guarda roupa.
/bin = Neste diretório vamos encontrar os programas e utilitários necessários para a inicialização do equipamento, geralmente usado quando não há outros sistemas de arquivos disponíveis. Como falamos antes sobre os usuários e os que ele podem ver, essa pasta pode ser usada tanto pelo root quanto pelo usuário comum. Os dados armazenados aqui são vitalícios para a carga do sistema e também as vezes é utilizado para habilitar a compatibilidade com sistemas antigos. Também podemos citar o ls, date, cut, chmod, cat e ainda encontramos alguns itens de backup como tar, gzip e gunzip, além de algumas ferramentas de rede como hostname, netstat e ping, quem nunca usou um ping! :)

/boot = Nome bem sugestivo, como o nome já entrega tudo, aqui ficam os arquivos que fazem com que o seu computador inicie, ou seja, o boot e o nosso precioso kernel (vmlinuz) e o initrd que são necessários para que o seu sistema seja carregado (iniciado). Geralmente esse diretório tem tamanhos que variam de 32Mb até 100Mb, como vimos na aula 1, há usuários que preferem criar o /boot em partição diferente.

/dev = Arqui ficam todos os arquivos de configurações dos dispositivos que você possui em seu computador e que fazem um mapeamento de tudo o que foi reconhecido.

/etc = O nome também entrega tudo, geralmente todas as configurações que você usa no seu computador e as configurações dos serviços que você usa são guardados neste diretório. Este diretório não pode ser criado separado, lembra que podemos separar o /boot, o diretório /etc não pode ser alterado, geralmente o espaço aqui ocupado é de 10Mb até 15Mb. Aqui encontramos arquivos de gerenciamento, hostname, resolv.conf, inittab, httpd/conf/http.conf se você tiver serviços de email.

/home = Aqui são armazenados os arquivos do usuário, são os arquivos pessoais.

/lib = Bibliotecas dinâmicas compartilhadas, são usadas em algumas aplicações e também por módulos do kernel.

/mnt = Usado para acessar mídias externas como dvd's, cd's, pendrive e tudo mais.

/opt = Esta pasta é muito usada para armazenar programas de terceiros, aqueles que não fazem parte da distribuição.

/proc = Este diretório é a caixa mágica, aqui você consegue acessar arquivos que estão alocados em uma área protegida da memória, ou seja, eles não estão no seu hd. Em alguns casos, é possível alterar alguns destes arquivos afim de modificar alguma funcionalidade no sistema Linux, os mais comuns são cpuinfo, meminfo e ioports.

/root = Esse diretório não pode ser criado em partição separada, ele é o diretório pessoal do usuário root.

/sbin = Aqui ficam os arquivos executáveis que também são responsáveis pela inicialização e administração do sistema, eles andam em paralelo com os aplicativos que estão no /bin, os mais comuns são o ifconfig, shutdown e route.

/sys = Do mesmo jeito do /proc ele é um sistema de arquivo virtual, aqui é possível visualizar uma estrutura de diretórios que mostra os recursos instalados em seu equipamento.

/tmp = Arquivos temporários como o nome já deixa a entender, geralmente são criados por aplicativos iniciados por qualquer usuário ou por serviços. Estes arquivos são deletados automaticamente quando a aplicação que os criou é fechada. Caso isso não ocorra, somente o usuário criador ou o root pode removê-lo.

/usr = Aqui é uma cópia da estrutura original. Antes era usado para instalar programas que não faziam parte da distribuição original, a intenção da criação dele é evitar conflitos de qualquer novo aplicativo com recursos já existentes, e caso tenha problema, o usuário pode remover o arquivo sem prejudicar a estrutura original.

/var = Dados variáveis como o cache de instalação de aplicativos ou do acesso a internet, como por exemplo os pacotes baixados pelas distribuições baseadas no Debian como Ubuntu, ficam nesta pasta. Também temos o arquivo de controle de processos /var/run/pid.

Apoio:

 

Doações feitas por:

Gean Geowle
Alexsandro Matias
Giovani M. Rocha
Alexander Moreira

Nota:Este conteúdo pode ser impresso e redistribuído, porém todos os créditos,
apoiodevem ser mantidos!
Ajude a pagar os custos do site, clique no botão na barra lateral e doe! Agradecemos!
Nota: Devido ao aumento de nossos custos, inserimos anúncios na página!
[ads-post]

COMENTÁRIOS

Nome

.net Foundation,1,1. TheNewBoston,1,2048,1,32 bits,1,3CX Phone System,1,3D,5,4.8.5,1,4MLinux,5,4MLinux 20.0,1,4MLinux 21.0,1,4MParted,1,4MParted 20.0,1,4MRecover,2,64 bits,1,Aaron Swartz,1,Acessibilidade,3,Acesso Remoto,1,Administração,1,Adobe,2,Adobeair,2,Aegisub,1,Agenda,1,AI,1,AIDE,1,AKER,1,Alien,1,Alpha,1,alphaOS,1,Alpine Linux,1,ALT Linux,1,Alternativos,3,Amazon,1,AMD,5,Anatel,1,Android,49,Android 6.0,1,Android 6.0.1,1,Android 7.1,1,Android 7.1 Nougat,1,Android Marshmallow,1,Android Studio,2,Andromeda OS,1,AngryIPScanner,1,Antergos,2,Antivírus,3,Antivirus Live CD,1,antiX,1,Apache,2,Apachetop,1,Aplicativos,2,Apostilas,5,App Grid,1,Apple,8,Applet,4,Apport,1,Apps Android,2,ApricityOS,2,APT,5,Apt-Fast,1,Aptik,1,Arch Linux,37,Arch Linux 2016.11.01,1,Arch Linux 2016.12.01,1,ArchBang,1,Archey,1,ArchStrike,1,Arduíno,1,ArduPilot,1,armhf,1,Artes Gráficas,1,Artigo,16,Artigos,147,Assembly Language,1,Asterisk,1,Atheros,1,Atom,4,Atraci,1,Audacity,1,Audio Recorder,1,Aulas Gráficas,1,Auto-apt,1,AutoCAD,3,Avidemux,1,Avisos,11,AWS,1,Azure,1,Backdoor,1,Backup,2,BakAndImgCD,1,BananaPi,1,Banco de dados,1,Banda Larga,1,Bash,1,Bateria,2,BDC,1,Bio-Linux,1,BIOS,4,Birdfont,1,Bitcoin,3,BitLocker,1,Bitorrent,2,BitSight,1,BitTorrent Sync,1,Black Arch Linux,3,Black Lab Linux,1,Black Lab Linux 8.0,1,blackPanther,1,Blackphone,1,Bleachbit,2,Blender,2,Blender Foundation,1,BloatWare,1,Bloqueio,1,Bluestar Linux,1,Bodhi linux,5,Bodhi Linux 4.0.0,1,Boot,3,Bootavel,1,Boston Globe,1,Botão Hibernar,1,Botnet,1,BQ Aquaris M10,1,Braille,1,Brasil,2,Bricks,1,BRL-CAD,1,Browser,1,Brute Force,1,BSD,9,BSD Games,1,BSDO,1,Btrfs,1,Budgie,3,budgie-remix,1,Bug,1,Build Linux,1,Buscador,2,BusenLabs,1,Businness Intelligence,1,C,1,C#,1,C++,1,Café com,2,Caixa Econômica,1,Caledonia,1,Calibre,1,Campus Party,2,Canaima,1,Canary,1,Canonical,36,Canonical.Ubuntu,9,Cartuchos,3,Celestia,1,Censura,1,CentOS,13,CentOS 6,1,CentOS 7,1,Central de Programas,1,Chakra,4,Chalet OS,1,Choqok,1,Chrome,1,Chrome 54,1,Chrome Beta,1,Chrome Canary,1,Chrome Dev,1,Chrome OS,2,Chromebooks,2,Chromecast,2,Chromecast Ultra,2,Chromium,1,CIA,2,Cinnamon,9,Cinnamon 3.2,5,Cinnamon 3.2.1,3,Cinnamon 3.2.2,1,Cisco,1,Cisco Packet Tracer,1,ClamAV,1,ClamTK,1,ClassicMenu Indicator,2,Clement Lefebvre,2,Cliente Blog,1,Cliente e-mail,3,Cliente FTP,1,Cliente Git,2,ClipGrab,1,Clonezilla,1,Cloud,3,CMS,2,COBOL,1,Código Aberto,2,Collabora,1,Comandos,7,Comandos Terminal,41,Como Corrigir erro,5,Compactação,4,Compiz,1,Complementos,1,Computador,4,Conhecimento,1,Consulta Publica,1,Conversores,4,Converter,3,Cookies,1,Coreia do Norte,1,CoreOS,1,Corrigir Erros,9,Corrupção,1,CPU,2,Crackers,2,Crackle,1,CreativeCopias,4,CriaDEB,1,Criptografia,4,CrunchBang,1,CSS,1,Cub Linux,1,Cuba,1,CUPS,3,Curlew,1,Curso em Vídeo,2,Cyanogen,2,CyanogenMod,2,CyanogenMod 14.1,1,Damn Vulnerable Linux,1,Darktable,1,DBeaver,1,DD,2,DDoS,6,Ddrescue-GUI,2,DeadBeef,1,DEB,6,Debian,137,Debian 8,1,Debian 9,5,Debian 9 Stretch,2,Debian Stretch,2,Debian Xbluebuntu,1,Deepin Software Center,1,Deficientes,1,DEFT Linux,1,Delaboratory,1,Dell,1,Derek Banas,1,Descompactação,3,Desempenho,2,Desenvolvimento,15,Desktop,3,Detox,1,Deus Ex,2,Dev,1,Device Driver Manager,1,Devuan,1,DHCP,1,DIA,1,Dicas,503,Dilma,1,Directx,1,Dirty COW,2,Disco Rígido,2,Disney,2,Distribuições Linux,27,DJ,1,Django,1,dmicode,1,Dnf,1,DNS,3,Docker,3,DOS,1,Downloads,4,dpkg,1,DragonBoard 410c,1,Drivers,7,Drones,1,Dropbox,1,Dual Boot,1,Duzeru,1,Dyn,2,Easyimagesizer,1,eBook,3,Economia Bateria,1,Edge,1,Editor de áudio,1,Editor de código,3,Editor de Fontes,1,Editor de imagens,11,Editor de Legendas,1,Editor de Vídeo,3,Edubuntu,1,EducatuX,1,Edward Snowden,7,Efeitos,1,Elemental,1,ElementaryOS,23,Elive,1,ELRepo,1,Embarcados,1,Emby,1,Emmabuntüs,3,emmbx,1,Empacotamento,2,Emprego,5,Emuladores,2,End Of The Mine,1,Endian Firewall,1,Endless,4,Engenharia Reversa,1,Engenharia Social,1,Enlightenment,1,Enpass,1,Entangle,1,Epic Games,1,Epidemic,2,Erros,1,eSpeak,1,Espionagem,2,Estados Unidos,1,Etsy,1,EUA,8,Eventos,11,eXcript,1,ExTiX,1,ExTiX 16.5,1,Exton,1,Exton|Defender SRS,1,Exton|OS,1,Exton|OS Light Build 161021,1,Facebook,8,Facebook Messenger,2,FBI,2,Fedora,95,Fedora 23,1,Fedora 24,4,Fedora 25,8,Fedora 25 Beta,1,Fedora Game Spin,1,Fedora Spins,1,Feed,1,Feral Interactive,2,FFmpeg,2,FileZilla,3,Firefox,9,Firefox Developer Edition,1,FirefoxOS,1,Firewall,3,Firmware,1,Fish,1,FISL,5,Flash Player,1,Flatpak,1,FlightGear,1,Flowblade,1,Fluxbox,1,FocusWritter,1,Fontes Microsoft,1,Fora do ar,1,Forense,1,Fortress Legends,1,FOSS,3,Fotos,1,Foxit Reader,2,Fractgen,1,Franquia,1,FreeBSD,7,FreeBSD 11.0,1,FreeCAD,1,Freenas,2,Fritzing,1,Frontend,1,FrostWire,2,Frugalware,1,FSearch,1,FSF,7,FSlint,1,FTP,4,Fuchsia,2,Fujitso,1,Funcionamento,1,Gameplay,3,Games,39,Gazebo,1,GCC,1,GCC 5.3.0,2,Geary,1,Gentoo,3,Gerenciador de Download,2,Gespeaker,1,gFTP,2,Ghost Push,1,GhostBSD,1,Giada,1,Gimp,6,Git,2,Git 2.8.4,1,GitHub,3,Gmail,2,GNOME,13,Gnome 3,1,GNOME 3.22,3,GNOME 3.22.1,1,GNOME 3.22.2,1,GNOME 3.23.1,1,GNOME 3.24,1,Gnome Shell Elegance Colors,1,GNU,5,GNU/Hurd,1,GNU/Linux,553,GNU/Linux-libre,4,Go,2,GoDaddy,1,Goobuntu,1,Google,28,Google Calendar Indicator,1,Google Chrome,8,Google Chrome 54,1,Google Chrome 55,1,Google Chromium,1,Google Home,1,Google Pixel,2,Google Pixel XL,2,Google Play,1,Gooligan,1,GParted,3,GPast,1,GPL,1,GPS,1,Gravadores,2,Greenbone,1,Groovy,1,GRUB,4,Grub Customizer,2,Grupo Telegram,1,GSCAN2PDF,2,GSoC,1,GTK,2,gtkdialog,1,Guias,5,GuixSD,1,Hackers,26,Hacking,4,Haguichi,1,Hamachi,3,HandyLinux,1,Hannah Montana,1,HardenedBSD,1,Hardware,3,Hardware Livre,2,Haters,1,Hawaii,1,HDD,1,HDRMerge,1,Heartbleed,1,Heindall,1,Hexy,1,Hibernar,1,Honeytraps,1,Hospedagem,1,hostname,1,Hotshots,1,HP,6,HPLIP,4,HTML,1,Humble Bundle,1,Hydra,1,IBM,4,ícones,1,ICReach,1,ICS SIEM,1,IDE,1,Ifconfig,2,IFTO,1,IFTTT,1,ImageGate,1,ImagePlay,1,Impressoras,10,Indicator Netspeed,1,Inicialização do sistema,1,Inkscape,3,Instalar,3,Integridade,1,Intel,5,Intel Connected,1,Intel Graphics Installer,1,Inteligência Artificial,1,Internet,2,Internet das coisas,3,Internet Explorer,1,Inxi,1,iOS,3,iOS 10,1,IP,1,IPFire,1,iPhone,2,Iptables,1,IPTraf,1,Ipv4,1,Ipv6,2,iRobot Create,1,ISO,2,ISO 8859-1,1,iXSystem,1,JASmine,1,Java,5,Java Oracle,2,JavaScript,1,Jerry Bezencon,1,Jitsi,2,JMicron JMC250,1,Jogos,11,John McAfee,1,John The Ripper,1,Jono Bacon,1,Joomla,5,JS-01,1,Juliette Taka Belin,1,JWM,1,Kaiana,2,Kakoune,1,Kali Linux,2,KaOS,3,KaOS 2016.11,2,Karma,1,Kate,1,KDE,21,KDE Connect,1,Kde neon,1,KDE Plasma,6,KDE Plasma 5.10,1,KDE Plasma 5.11,1,KDE Plasma 5.12,1,KDE Plasma 5.13,1,KDE Plasma 5.14,1,KDE Plasma 5.7,1,KDE Plasma 5.8,3,KDE Plasma 5.8 LTS,1,KDE Plasma 5.9,1,KDE4,1,kdenlive,1,KeePassX,1,Kernel,107,Kernel Linux,47,Kernel Linux 4.8,2,kernel linux 4.8.5,1,kernel linux 4.8.6,2,kernel linux 4.8.8,1,Kernel Linux 4.8.9,1,Kernel Linux 4.9-rc6,1,kernel Linux 4.4,14,kernel Linux 4.4.19,1,kernel Linux 4.4.28.,1,kernel linux 4.4.29,2,kernel linux 4.4.30,2,Kernel Linux 4.4.31,1,Kernel Linux 4.4.32,2,Kernel Linux 4.4.34,3,Kernel Linux 4.4.35,1,Kernel Linux 4.4.36,1,Kernel Linux 4.7,1,kernel linux 4.8,5,Kernel Linux 4.8.10,2,Kernel Linux 4.8.11,2,Kernel Linux 4.8.12,1,kernel Linux 4.8.6,1,kernel Linux 4.8.7,2,Kernel Linux 4.8.8,2,kernel linux 4.9,4,Kernel Linux 4.9-rc4,1,Kernel Linux 4.9-rc5,1,Kernel Linux 4.9-rc7,1,Kernel Linux-Libre 4.4,1,KID3,1,Kodi,2,KolibriOS,1,Komodo Edit,1,Komodo Edit 10.1,1,Kotlin,1,Krita,1,Krop,1,Kryptowire,1,Ksplice,1,Kubuntu,3,Kubuntu 16.10,1,LAMP,1,Lançamento.,2,Launchpad,1,Leap Day,1,Leitor eBook,1,LeJOS,1,Lenovo,3,Lentes Amazon,1,Let's Encrypt,1,LGBT,3,Liberdade,1,Libre,1,Libreboot,3,LibreCAD,3,LibreOffice,23,LibreOffice 5.1,1,LibreOffice 5.2,1,LibreOffice 5.2.3,1,LibreOffice 5.3,4,LibreOffice 5.3.0,1,LibreOffice 5.3.0 Beta,1,LibreOffice Calc,1,LibreOffice Kit Plus,1,Liferea,1,Lightbeam,1,LightDM,1,Lightworks,3,Lili USB,1,LinConnect,1,Linguagem C,1,LinkedIn,2,Linphone,1,Linus Torvalds,9,Linux,173,Linux AIO,1,Linux Foundation,6,Linux Journey,1,Linux Kernel,35,Linux Kernel 4.4.31,1,Linux Kernel 4.4.32,2,Linux Kernel 4.4.33,1,Linux Kernel 4.8,1,linux kernel 4.8.7,1,Linux Kernel 4.8.8,2,Linux Kernel 4.8.9,1,Linux Lite,2,Linux Lite 3.2,1,Linux Mint,134,Linux Mint 18.1,5,Linux Mint 18.1 Serena,1,Linux-Libre,1,LinuxConsole,1,linuxcounter,1,Live CD,1,Livre Labs,2,Livros,1,LM18,1,Loiane Groner,1,Loja,2,Lollypop,1,Looke,1,LPI,5,LUA,2,Lubuntu,5,Lubuntu 16.10,1,Lucidor,1,Lumina,1,LVM,2,LXLE,1,LXQT,1,Mac,3,Mac Address,1,Mac OS X,2,MacBook,1,MacBook Pro,1,Macbuntu Transformation Pack,1,MacOS X,13,MacOs-Linux,1,MacUbuntu,2,Mad Max,2,MADRUGUEDS,1,Madruguedsbr,9,Mageia,21,Mageia 5.1,1,Magic Device Tool,1,magic-device-tool,2,Mala Direta,1,Malware,8,Manjaro,14,Manjaro 16.10,2,Manjaro 16.10 Fringilla,2,Manjaro 16.10.2,1,Manjaro Fringilla,2,Manjaro Linux Gaming 16.06,1,Mantra-OS,1,Manuais,2,Marius Quabeck,1,Maru OS,3,MaruOS,2,Mate,1,Maui Linux,2,McAfee,1,MDM,1,Meadow,1,Meizu PRO 5 Ubuntu Edition,1,Memristor,1,Mensageiro,2,Mercado,1,Messenger,1,Microsoft,26,Microsoft Azure,1,Microsoft Silverlight,2,Microsoft Solitaire Collection,1,Microsoft Surface Studio,2,Midori,1,Migração Windows para Linux,1,Min Browser,1,MiniTube,1,Minix,2,Mirai,1,Mixxx,1,MKV,2,MKVToolnix,1,Moksha,1,Moksha 0.2.1,1,Monitoramento de rede,1,Moon Buggy,1,MORSE,1,Mouse,1,Mozilla,9,MRTG,1,MSLinux,1,Multiload Indicator,1,Mycroft,3,Mysql,3,Mythbuntu,1,Mythbuntu Linux,1,MythTV,4,NAS,1,NASA,1,Navegadores,11,NeocoreGames,1,Neptune,2,Nessus,1,Netbook,1,NetBSD,1,NetBSD Project,1,Netflix,1,Netflix Desktop,1,Nethack,1,NetKit,1,NetMovies,1,Netrunner,1,Netrunner Desktop,1,Netrunner Desktop 16.09,1,Netrunner Desktop 16.09 Avalon,1,Network Manager,1,NetworkMiner,2,Neverball,1,New York Times,1,Ninvaders,1,Nmap,5,NodeJS,2,Nomacs,1,Nootka,1,nOS,1,Notebook,4,Notepad,1,Notepadqq,1,Notícias,559,NotifyOSD,1,Novidades,1,NSA,14,NST,1,Nudoku,1,Num Lock,1,Nvidia,7,Nylas N1,1,Objective-C,1,Ochdownloader,1,ODF,1,Office,1,OGMRip,1,Oldflix,1,Omega2,1,OmniROM,1,OneOps,1,OnlyOffice,1,Open Broadcaster,1,Open Source,24,Open Source Robotics Foundation,1,Open365,2,Openbox,1,OpenBSD,2,OpenDesk,1,openMandriva,11,OpenOffice,1,OpenPilot,1,OpenPrinting,1,OpenSCAD,1,OpenShot,1,OpenSSH,1,openSUSE,81,openSUSE 42.2,3,openSUSE Factory,1,openSUSE Leap,4,openSUSE Leap 42.2,4,openSUSE Tumbleweed,2,OpenSwitch,1,OpenTTD,1,OpenVas,1,Opera,4,Opera 40,1,Opera 41,1,Opera Browser,5,Opinião,19,Oracle,2,Oranchelo,1,Organizadores,1,Orocos,1,OsoLinux,1,Otimizações,2,Outfolded,1,OWASP,1,owncloud,2,pacman,3,Pacotes,4,Paintown,1,Pale Moon,2,pandoc,1,Papel de parede,2,Paperhouses,1,Parabola,1,Paramount Pictures,1,Parrot Security 3.2,1,Parrot Security OS,3,Parsix,1,Parted Magic,1,Parted Magic 2016_10_18,1,PC-BSD,1,PCLinuxOS,1,PDC,1,PDF,10,PearOS,1,PeaZip,2,Pen Drive,2,Pendrive,3,Pentest,3,Pentoo,2,PeppermintOS,2,Perl,1,Personalização,1,Perspectiva,1,Pesquisa,1,pfSense,2,Phoenix Os,2,Photoqt,1,PHP,2,Picapy,1,Picasa,1,PicasaWeb,1,Pidora,1,Pipe,1,Pipelight,3,Pirataria,2,Pitivi,1,Plank,1,Plasma,1,Play Linux,1,Play Store,1,Player,4,PlayOnLinux,2,PlayStation,2,Plugins,1,Point Linux,1,Poison Tap,1,Pokémon GO,1,Poker,1,PokerTH,1,Porteus Kiosk,1,Poseidon Linux,1,PotiCon,1,PotiLivre,1,PowerPC,1,PowerPoint,1,PowerShell,3,PPA,40,PPSSPP,1,Pré-FISL,1,Prelink,1,Preload,2,Prioridades,1,Privacidade,5,Processadores,3,Processos,1,Produtividade,3,Profile Sync,1,Profissional de informática,1,Proftpd,2,Programação,23,Programação Funcional,1,ProgrammingKnowledge,1,Project CARS,1,ProjectLibre,1,Projeto Fedora,3,Projetos,2,Prozilla,1,Puzzle,1,Python,12,Python 3,1,Q4OS,2,QCAD,2,QEMU,2,QGifer,1,QGIS.,1,Qt,3,Quelitu,1,quoted,1,QupZilla,2,R.,1,RacnherOS,1,RadarCat,1,Ragentek Group,1,RAID,1,RAM,2,Ransomware,4,Raspberry Pi 2,2,Raspberry Pi 3,1,RaspberryPi,10,RaspberryPi Zero,2,RaspberryPi2,4,RaspberryPi3,3,Raspbian,2,RaspEX,1,RaspEX 161019,1,RaspEX Build 161019,1,RawTherapee,1,RazorSQL,2,ReactOS,3,ReactOS 0.4.3,2,Rebellin,1,Recife,1,Recuperação de dados,4,Red Hat,10,Red Hat Enterprise Linux,3,Red Hat Enterprise Linux 7.3,1,Redes,2,Reflector,1,Relatórios,1,Release Candidate,5,Release Candidate 2,1,Relógio,1,Remasters,1,Remix OS,3,RemoteBox,2,repositórios,1,Requisitos,1,Rescatux,1,Reset,1,Restauração do sistema,1,Review,17,Rexloader,1,RHEL,2,Rhythmbox,1,Richard Stallman,3,Rigs of Rogs,1,Ripadores,1,ROADSEC,1,Robô,5,Robot Finds Kitten,1,Robótica,1,Rock,1,Rocket League,1,Rolling Release,1,Rolling Sky,1,ROM,1,ROOT,2,ROS,1,Rosa,1,Rosa Linux,3,RPM,8,RSS,1,Ruby,1,Rule41,1,Rússia,1,Rust,1,Sabayon,2,Sabayon 16.11,1,Safe RM,1,SafeEyes,1,Sailfish OS,2,SalentOS,1,Salix,4,Salix Xfce 14.2,1,Salix Xfce 14.2 GNU/Linux,1,Salix Xfce 14.2 Live Edition RC1,1,Samba,6,Samsung,3,Samsung Modelo M2070W,1,Samy Kamkar,1,Sarg,2,ScreenSaver,1,Script,2,SDK,1,Segurança,70,SELKS,1,SempreUPdate,11,Senhas,3,Sensor,1,Serena,2,Servidores,3,Shanghai Adups Technology,1,Shell,4,ShellScript,4,Shellshock,1,Shopify,1,Shotcut,1,SimpleScreenRecorder,3,SimplicityLinux,1,Simuladores,4,SIS,1,Sistema Operacional,34,Sistema Telefônico,1,Sistemas Embarcados,1,Sitecake,1,Six!,1,Skype,5,Skype 1.13,1,Slackware,5,Slackware 14.2,2,Slayaway Camp,1,slocate,1,SlowmoVideo,1,Smart TV,1,Smartphone,8,Smilla Enlarger,1,Snappy,1,SniffJoke,1,Software,2,Software Livre,23,Software Proprietário,3,Solus,3,Solus Mate,1,SolveSpace,1,Sonar,1,Sony,2,Sparki,1,Sparky Linux,1,SparkyLinux,1,SparkyLinux GameOver,1,Spotify,1,SQL Server,1,Squid,3,Stanford,1,Star Wars,1,STD,1,Steam,8,Steam Link,1,SteamOS,5,SteamOS 2.0,1,Stellarium,1,Stellarium 0.15,1,Stellarium 0.15.0,1,Stoq,1,Streaming,1,StreamStudio,1,Stretch,1,String,1,sudo,2,Suíte de Escritório,1,Superaquecimento,1,Superb Mini Server,1,SuperTux,1,SuperTuxKart,1,Surface Book,1,Surface Studio,2,Surface Studio i7,1,SUSE,1,SUSE Studio,1,Sweet Home 3D,1,Swift,2,SymphonyOS,1,Synaptic,1,Syntax error,1,Systemback,1,SystemD,1,T50,1,TAE,1,Tails,6,Tails 2.7,1,Tails 3.0,1,Tails 3.0~alpha1,1,TCC,2,TDF,1,TeamViewer,2,Telegram,6,Temas,7,Terminal,6,Testes de penetração,2,The Document Foundation,1,The Linux Foundation,2,Thermald,1,Thunderbird,1,TimeKpr,1,Timeline,1,TimeShift,1,Tiny Core,1,TinyCore,1,Tixati,1,Tizen,1,TLP,1,TODO,1,TOMAHAWK,1,Toners,2,TOR,2,Tor Browser,10,Tor Onion,1,Torrent,5,Touchpad Indicator,1,TPP,1,Travamentos,1,Treehouse,1,Trojan,3,Troubleshooting,1,TrueOS,1,Tumbleweed,1,Turnkey Linux,1,Turtlebot,1,Tutoriais,114,TuxMath,1,TV,3,TV-Maxe,2,Twitter,2,UberStudent,1,Ubuntu,329,Ubuntu 12.04,2,Ubuntu 14.04,2,Ubuntu 16.04,21,Ubuntu 16.04.1,1,Ubuntu 16.10,18,Ubuntu 17.04,2,Ubuntu After Install,2,Ubuntu Budgie,1,Ubuntu Budgie Remix,2,Ubuntu Budgie Remix 16.10,1,Ubuntu Christian Edition,1,Ubuntu Core,1,Ubuntu DesktopPack,1,Ubuntu Dual Boot Touch,1,Ubuntu Edge,1,Ubuntu GamePack,1,Ubuntu Gnome,5,Ubuntu GNOME 16.10,1,Ubuntu Kylin,1,Ubuntu Mate,2,Ubuntu Mate 16.04,1,Ubuntu MATE 16.10,2,Ubuntu Satanic Edition,1,Ubuntu Server,2,Ubuntu Snap,9,Ubuntu Snappy Core,1,Ubuntu Snappy Core 16,1,Ubuntu Touch,7,Ubuntu TV,1,ubuntu-xboxdrv,1,UbuntuBSD,2,Udisks Indicator,1,Unity,11,Unity 8,2,Univention Corporate Server,1,Universidade,1,Unix,4,Unsettings,1,Upgrade,4,USB KILL,1,UTF8,1,uTorrent,6,V-REP,1,Valve,1,Variety,1,VBA-M,1,VeltOS,1,Vendetta,1,Verizon,3,Viber,2,Vídeos,68,Videos On Demand,1,Vigilância,1,Vim,2,Vim 8.0,1,Vindows,1,Vindows Locker,1,Vine Linux,1,Virtual Box Guest Addons,1,VirtualBox,4,Vírus,1,Visual Basic .NET,1,VivaoLinux,1,VLC,2,VLC 360,1,VMware,4,VMware Player,2,VoIP,1,Volatility Framework,1,Voyager GNU/Linux,1,VPN,2,VSIDO,1,VueScan,1,Vulkan,1,Vuze,1,w3af,1,Wallch,1,Walmart,1,wattOS,2,Web,1,WebCam Studio,1,Webconverger,1,Webmin,1,WebODF,1,Western Digital,1,Wget,2,Whatsapp,1,WHDD,1,Whisker Menu,1,White Noise 2,1,Wi-Fi,3,Wifi,6,Wifislax,1,Wikihouse,1,Wikileaks,3,Windows,34,Windows 10,2,Windows 2000,1,Windows 2003,1,Windows NT,1,Windows NT4,1,Windows Phone,1,Windows XP,1,Windows-TuneUp,1,Wine,8,Wine 1.9.23,1,Wine Staging,1,Wireshark,2,Worms,1,Xbox,2,XDM,1,Xenial Xerus,1,Xfce,9,Xfdashboard,1,XiX,1,XnConvert,3,XOR DDoS,1,xpad,1,Xplanetfx,1,XScreenSaver,1,Xtreme Download Manager,1,Xubuntu,14,Xubuntu 16.10,1,Y PPA Manager,3,Yahoo,4,Yahoo Mail,4,Yakkety Yak,4,Yandex Browser,1,yaourt,1,Yout,1,YouTube,3,Zabbix,1,Zbackup,1,Zbigniew Konojacki,1,Zentyal,1,Zenwalk,1,Zesty Zapus,2,ZevenOS,1,ZFS,1,Zorin Desktop 2.0,1,Zorin OS,1,Zorin OS 12,1,Zotero,1,Zram,1,
ltr
item
SempreUPdate: Aula 2 – LP1 – Prova 101 – Português Brasil – Conhecendo o Linux
Aula 2 – LP1 – Prova 101 – Português Brasil – Conhecendo o Linux
Aula 2 – LP1 – Prova 101 – Português Brasil – Conhecendo o Linux
https://1.bp.blogspot.com/-dqAXhkyUeog/V0TzX1jXapI/AAAAAAAAWIY/L4NPyy6aGWYRVuAD9Bkq-vcmBr7LZ2kDwCLcB/s640/photo208532568326384226-810x440.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-dqAXhkyUeog/V0TzX1jXapI/AAAAAAAAWIY/L4NPyy6aGWYRVuAD9Bkq-vcmBr7LZ2kDwCLcB/s72-c/photo208532568326384226-810x440.jpg
SempreUPdate
http://www.sempreupdate.com.br/2016/05/aula-2-lp1-prova-101-portugues-brasil.html
http://www.sempreupdate.com.br/
http://www.sempreupdate.com.br/
http://www.sempreupdate.com.br/2016/05/aula-2-lp1-prova-101-portugues-brasil.html
true
4871636227574760232
UTF-8
Carregar todas as postagens Não encontrado nenhum post VER TUDO Leia Mais Responder Cancelar Resposta Apagar Por Home PÁGINAS POSTAGENS Ver tudo RECOMENDADOS PARA VOCÊ MARCADOR ARQUIVO BUSCAR TODOS AS POSTAGENS Não encontramos nada com a palavra digitada Voltar para Home Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 meses atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Clique aqui para copiar o código Clique aqui para copiar o código Código copiado para área de transferência Não é possível copiar os códigos/textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C no Mac) para copiar